terça-feira, 11 de agosto de 2009

A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL


  • Contexto: Guerras Napoleônicas à Bloqueio Continental à Invasão a Portugal.


  • Primeiras medidas:
    · Aberturas dos Portos: representou o fim do Pacto Colonial.

    · Tratados de 1810: Aliança e Amizade (principio da extraterroriedade e liberdade religiosa aos ingleses, compromisso com o fima da escravidão no Brasil) e Comercio e navegação (tarifas alfandegárias privilegiadas aos ingleses 15%). Essas medidas prejudicaram a economia portuguesa em curto prazo e a brasileira em longo prazo.

    · O Rio de Janeiro passou a ser a sede a administrativa do Império. E elevação do Brasil a categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves (1815, por ocasião do Congresso de Viena).

    · Revogação do Alvará de 1785: liberando a atividade manufatureira no Brasil (que foi prejudicada pela concorrência inglesa).

    · Mudanças culturais: Criação da Imprensa Regia e da Gazeta do Rio de Janeiro (1° jornal do Brasil), Fundação da Real Biblioteca, inauguração do Real Teatro de São João, Chegada das Missões Artísticas Francesa e depois da Austríaca.

    · Criação do Real Horto para experiências agrícolas.

    · Invasão da Guiana Francesa em represália a Napoleão.


  • Insurreição Pernambucana de 1817
    · Causas: altos impostos (para a manutenção da Corte e da nobreza lusas), recessão econômica (queda nos preços do açúcar e do algodão, queda na produção devido as secas no Nordeste), controle comercial exclusivo dos portugueses, difusão de idéias iluministas e antilusitanas (principalmente entre o clero).

    · O movimento separatista: criou um governo provisório e um república em Pernambuco, liberdade religiosa e de imprensa, manutenção da escravidão.

    · Repressão oficial ainda no mesmo ano.


  • Revolução Liberal Constitucionalista do Porto de 1820.
    · Contexto: “tutela” inglesa ao governo português (1810-20) e transferancia da Corte para o Brasil.

    · Objetivos: Retorno da Família Real a Portugal, Constituição para Portugal (fim do absolutismo português) e recolonizar o Brasil.


    VEJA A APRESENTAÇÃO DINÂMICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário