sábado, 15 de agosto de 2009

ROMA PARTE II


  • Fim da República romana
    · Roma crescera, tornara-se um império mundial. As instituições concebidas para o autogoverno de uma sociedade de pequenos proprietários agrícolas não funcionavam mais.


  • Ditaduras e Triunviratos. Num clima de crescente instabilidade e crise generalizada, diversos chefes militares passaram a disputar o poder. Roma conheceu os governos autoritários dos generais Mário e Sila. Este último derrotou Mário e se tornou ditador vitalício, mas abdicou em 79 a.C., abrindo caminho para os triunviratos.


  • 1º triunvirato, para controlar as insurreições urbanas sobe ao comando 3 membros do exército (César, Pompeu e Crasso):
    · Ditadura de César (apoiado pela plebe): César assumiu os poderes de cônsul, tribuno, sumo sacerdote e supremo comandante do exército. Promoveu uma reforma político-administrativa, distribuiu terras entre os soldados, impulsionou a colonização das províncias, construiu obras públicas e reformulou o calendário. Conquista o Egito e casa-se com Cleópatra. Foi assassinado pelo filho adotivo Brutus, dentro do Senado.


  • 2º Triunvirato (Marco Antônio, Otávio, Lépido)
    · Otávio recebeu do Senado o título de princeps (primeiro cidadão), primeira etapa para obter o título de imperador (o supremo), Pontifex maximus (sacerdote supremo). Otávio tornou-se progressivamente senhor absoluto de Roma, recebendo os titulos de Augustus (o divino) e Pater patriae ( o pai da pátria), até então inédito entreos governantes romano.



  • ROMA IMPÉRIOè Otávio Augusto: Pax Romana (forte repressão às revoltas e diminuição das conquistas → melhoria na administração provincial ) e PANES ET CIRCENSIS, distribuição de trigo e promoção de lutas e martírios públicos pelo Estado. Durante o seu império nasce Jesus Cristo.


  • Outros imperadores: Adriano (Edito Perpétuo -código de Leis- II diáspora Judaica), Tibério (morte de JESUS), Calígula (Nomeia seu cavalo para o senado), Nero (Colocou fogo em Roma e culpou os cristãos)

  • Diocleciano e a Tetrarquia: 2 Augustos (para o Ocidente e Oriente) com a ajuda de 2 Cesares, Edito Máximo(que consistia na criação dos preços máximos para os produtos comercializados e um limite de ganhos sobre a jornada de trabalhos)→ Constantino: reunificação e em 330 a capital de Roma passa a ser Constantinopla, Edito de Milão (liberdade ao Cristianismo) e LEI DO COLONATO(tornava o colono preso a terra, dando incico a servidão que marca a mão-de-obra do sistema feudal) → Teodósio: Edito da Tessalônia (o Cristianismo é a Religião oficial Romana) e a Divisão do Império Romano em Ocidente e Oriente.


  • DECADÊNCIA: Lutas pelo poder político, diminuição da expansão territorial, déficit público, Queda na escravidão e na produção de alimentos, Migração dos plebeus para o campo (Colonato), Invasões territoriais bárbaras.



  • RELIGIÃO
    · Politeísta: Deuses públicos e privados (lares)

    · Motivação para a perseguição dos cristãos: Crença no monoteísmo em detrimento ao politeísmo romano, Não reconhecimento do imperador como deus, Não participação do exército, Contrários a escravidão, Participação de mulheres e escravos nos cultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário