quarta-feira, 19 de agosto de 2009

REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONALISMOS:


  • Introdução: · Ecos da Revolução Francesa e Era Napoleônicas, que difundiram na Europa os ideais burgueses e contestação das idéias da Santa Aliança. · Principais propostas: Liberalismo (liberdade individual), Democratas (sufrágio universal) e nacionalismo (união de grupos lingüísticos e históricos em uma só nação). Tanto liberais como conservadores concordavam num ponto: o titulo de cidadãos deveria ser dado apenas às elites.
  • Década de 1830: · Rebeliões liberais que fracassaram: Alemanha, Itália e Polônia. · Que deram certo: Independência da Grécia (dos Otomanos) e Bélgica (dos Paises Baixos). · Na França: após três dias de lutas e barricadas derrubaram o Rei ultra-reacionário Carlos X e colocou em seu Lugar Luis Felipe de Bourbon-Orléans (que representava um setor da nobreza que concordava com reformas).
  • A Onda Revolucionaria de 1848: A Primavera dos Povos. · Explosões revolucionárias em toda a Europa, que enfrentou e derrotou (em alguns casos) as forças repressoras, propondo mudar a natureza dos Estados. JUNTE A ISSO O LANÇAMENTO DO MANIFESTO COMUNISTA. · Fatores: crise econômica, secas e pragas que assolavam a Europa. · Composição social dos revoltosos: principalmente trabalhadores pobres.
  • Os resultados da onda revolucionária As rebeliões de 1848 tiveram diferentes des­dobramentos: · França - derrubada de Luís Filipe em fevereiro e proclamação da República → Em junho de 1848, o operariado se revoltou, tentando aprofundar a revolução, mas foi reprimido → Eleito presidente, o príncipe Luís Napoleão (sobrinho de Napoleão Bonaparte) → Luís Napoleão deu um golpe de Estado em 1851→ abrindo caminho para sua ascensão ao trono im­perial em 1852, com o título de Napoleão III. · Alemanha - a rebelião teve início em março de 1848. Além de elaborarem um projeto de constituição, os liberais ofereceram em 1849 a coroa imperial de uma Alemanha unificada ao rei Frederico Guilherme IV da Prússia, que a re­cusou.
  • Conclusão: conservou o essencial das concepções burguesas (liberdade civil + fim dos privilégios feudais + igualdade civil + acesso a cargos públicos = passagem da sociedade aristocrática para uma liberal burguesa) e advento de ideias socialistas (fortalecimento do movimento operário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário