quarta-feira, 12 de agosto de 2009

REVOLUÇÕES INGLESAS DO SEC. XVII

  • Introdução: A burguesia com o apoio da pequena nobreza assume o poder e lança as bases para a hegemonia do parlamentarismo burguês.
  • Antecedentes das revoluções · Limitações ao poder do Rei no século XIII: Magna Carta e Parlamento → A Guerra das Duas Rosas (1455-85, disputas entre as Famílias Yorke e Lancaster , gerou o desejo de uma monarquia forte pra por fim as disputas, onde vence a dinastia dos Tudor) →Henrique VII fundador da dinastia dos Tudor e do absolutismo inglês → auge do Absolutismo Inglês (ou absolutismo disfarçado): Henrique VIII (Atos de Supremacia) e Rainha Elizabeth (atendeu aos interesses da burguesia mercantil, endividando o reino) → Rainha Elizabeth morreu sem deixar herdeiros. · Assume Jaime I (da dinastia Stuart): déspota, enfrenta o parlamento, cria conflitos religiosos (era anglicano). · Carlos I manteve a política do pai de autoritarismo e enfrentamento contra o parlamento, criando impostos sem consultá-lo (Ship money). Início do conflito: dissolução do parlamento.
  • Revolução Puritana · O conflito: Rei + grande nobreza (anglicanos) X Câmara dos comuns + burguesia (presbiterianos e puritanos ou cabeças redondas). · Com a derrota do rei Carlos I, a grande burguesia (presbiteriana) via com maus olhos a ascensão popular das cabeças redondas (Câmara dos Comuns). · 1649: decapitação do rei e proclamação da República. Oliver Cromwell (presidente do conselho de Estado) criou os Atos de Navegação, enfrentou forte oposição devido às dificuldades econômicas e falta de medidas tidas como democráticas (distribuição de terras), dissolveu o parlamento. Com a morte de Cromwell, assumem os contra-revolucionários.
  • Restauração monárquica · Assume Carlos II: estimulou o comércio, a indústria e a ciência; mas os conflitos com o parlamento continuaram. · Novo governo: Jaime II. Governou para os católicos e retornou às práticas absolutistas.
  • Revolução Gloriosa – “O Rei reina, mas não governa” · Em 1688 o parlamento, burguesia e grandes proprietários rurais decidem depor Jaime II. · Sem derramamento de sangues ou desordens que pudessem reascender exigências revolucionarias democráticas. · O Golpe: acordo entre o Parlamento e o protestante Guilherme de Orange . · Medidas: Ato de Tolerância (liberdade religiosa aos cristãos, menos os católicos) e Bill of Rights ou declaração dos Direitos (julgamento dos indivíduos por júri, criação do Hábeas Corpus, proibição dos reis criar leis e suspender o parlamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário