quarta-feira, 19 de agosto de 2009

REVOLUÇÃO FRANCESA

  • A França antes da revolução · Criticas ao Antigo Regime (Absolutismo e mercantilismo). · Divisão social: clero (Alto e Baixo) – 0,5%, Nobreza (torgada = vindos da burguesia) – 1,5 % e Terceiro Estado (inclusive a burguesia) única a pagar impostos. · Causas da crise: recusa do 3º Estado em aceitar a ordem excludente, déficit público (má administração, privilégios da nobreza e financiamento da Guerra de Independência dos Estados Unidos), crise econômica (crise agrícola).
  • Inicio do processo revolucionário. · Reforma fiscal (1º e 2º Estados pagariam impostos) à recusa do Parlamento (Nobreza) à o Parlamento convoca a Assembléia dos Estados Gerais (por meio do voto indireto e secreto) à disputas entre os Estados (voto por ordem ou per capta) à transformação da Assembléia dos Estados Gerais em Assembléia Nacional Constituinte. · Tomada da Bastilha 1789 – Causa: as medidas da Constituinte não atendeu aos anseios das camadas populares. Tornou-se o símbolo do fim do absolutismo e o marco da Revolução. · O Grande Medo : lutas dos camponeses pelo fim da servidão e por liberdades.
  • Assembléia Nacional Constituinte · A Constituição de 1791: Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, abolição dos privilégios feudais, confisco das terras da Igreja, limitação do poder do rei, voto censitário. · Nenhuma reforma social importante foi aprovada e desagradando as camaads populares e também nobres e clero. · Tentativa de fuga do rei para a Áustria ATENÇAO: COM A CRIAÇAO DA CONTITUIÇAO ESSA ASSEMBLEIA DISSOLVEU-SE.
  • Assembléia Legislativa (Monarquia Constitucional). · Invasão da Áustria e da Prússia em apoio ao Rei. Afastamento do rei de suas funções. · Vitória da Comuna de Paris sobre os invasores à Proclamação da República.
  • Convenção Nacional, Fase do Terror ou República Jacobina · Divisão política entre: Jacobinos (esquerda revolucionaria, baixa burguesia), girondinos (direita contra-revolucionária, alta burguesia) e pântano (centro). · Fase realmente revolucionaria: fim do voto censitário e da escravidão na colônia (apoio a independência do Haiti) · Controle rígido dos Jacobinos liderados por Robespierre, que perseguiam “opositores” do regime.
  • Contra-Revolução Burguesa: Fase do Diretório · Reação Termidoriana: golpe contra Robespierre, com o apoio do Exercito à retorno do governo girondino (fim das reformas sociais): Constituição de 1795 · Ascensão de Napoleão: Golpe 18 de Brumário (receio dos girondinos com a aposição e conflitos externos). Fim da Revolução?


Nenhum comentário:

Postar um comentário