terça-feira, 11 de agosto de 2009

REPÚBLICA POPULISTA – PARTE III

  • Janio Quadros · Pautou sua campanha na austeridade econômica (varre, varre vassourinha!), no controle dos gastos públicos, no combate a corrupção e na moralidade. · Herdou de JK - Inflação de 255 ao ano, grande divida externa. · Política interna - corte no funcionalismo público, livre cambismo (instrução 204 da SUMOC), proibição do uso de biquínis e da briga de galos. · Política externa - independência em relação aos Estados Unidos e reaproximação do bloco socialista: cuba, china e URSS. Apoiou a independência das colônias africanas, condecorou TCH Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul. · Não se submeteu a política norte-americana Aliança para o Progresso: doação de medicamentos e leite em pó do governo de J. Kennedy com o objetivo de barrar o avanço das idéias socialistas na America. · Renuncia ou tentativa de golpe? 7 meses de governo.
  • Transição para o governo de João Goulart Renuncia de Janio → assume Ranieiri Mazzilli (presidente do Congresso, pois Jango estava na China) → “Cadeia da Legalidade” liderada por Leonel Brizola (queria garantir a posse de Jango) → Jango assume no regime Parlamentarista (assume e evita o golpe) com Tancredo Neves como Primeiro Ministro.
  • Governo de Jango · Assume em um período de grande estabilidade econômica: queda da moeda, inflação e diminuição dos nossos preços no mercado externo. Estava pressionado entre a direita conservadora e esquerda reformista. · Adotou uma política nacionalista e reformista: Reforma de Base: no sistema bancário, educacional, tributaria, agrária (reforma agrária), controle da remessa de lucros. · Apoio a Jango: Brizola e os Trabalhadores. Oposição: banqueiros latifundiários, classe media, grande imprensa, igreja, etc. · “Finalmente o Golpe” – apoio: Estados da Guanabara + são Paulo + Minas Gerais + UDN + IBAD (Instituto Brasileiro de ação Democrática, financiado pelos Estados Unidos, que também ajudou na logística e com uma frota naval no Nordeste) + IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, mantido pelos grandes empresários) + militares. · Plebiscito em 1963: fim do parlamentarismo → possibilidade de praticar as Reformas de Base → Macha da Família com Deus pela Liberdade (mobilização da direita) → Minas Gerais: Manifesto nação contra o governo Federal → adesão do Rio de Janeiro (com Mourão Filho ex-integralista que ajudou na elaboração do Plano Cohen→ adesão dos generais → Golpe de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário