terça-feira, 11 de agosto de 2009

A REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS – PARTE I

  • Prudente de Morais · Herdou o país em crise e politicamente instável. · Guerra dos canudos – Contexto concentração de renda, religiosidade e exploração do sertanejo. Características: sociedade igualitária baseada na religião. Conflitos com a Igreja, latifundiários e o Governo. Pretexto para a destruição de Canudos (1897): acusados de Monarquistas (Sebastianismo). · Disputas territoriais: Palmas ou missões (contra a Argentina) e Ilha da Trindade (x Inglaterra)
  • Campos Sales (1898-1902) · Adoção de medidas deflacionárias, valorizando a moeda, aumentando impostos e cortando gastos, gerando recessão. Fundig Loan: empréstimo de 10 Milhões de Libras · Políticas dos governadores: associação entre o poder Federal e as oligarquias estaduais e elas com os coronéis. + Comissão verificadora de poderes. · Disputas territoriais: Amapá (x França)
  • Rodrigues Alves (1902-09) · A Questão do Acre: Disputa pela região invadida pelos seringueiros contra a Bolívia. Solução: Acordo de Petrópolis: Indenização de 2 Milhões de Libras e a criação de estrada de ferro Madeira-Mamoré. · Modernização do Rio de Janeiro, Combate a Varíola e a Febre Amarela à Revolta da Vacina. · Convenio de Taubaté (1906): política de valorização e estabilização do preço do café por parte do governo.
  • Governo de Afonso Pena (1906-09) · Mineiro, manteve a política de valorização do café. Morreu no exercício do mandato.
  • Nilo Peçanha (1909-10) · Sem tempo nem clima para governar. · Criou o Serviço de Proteção ao Índio, comandada por Candido Rondon (Marechal Rondon) · Primeiro racha no “café-com-leite”: Rui Barbosa (+ os paulista) X Hermes da Fonseca (+ os mineiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário