sábado, 15 de agosto de 2009

MESOPOTÂMIA: TERRA ENTRE RIOS

  1. Introdução · A importância dos rios: geração de excedentes e a liberação de indivíduos para outras atividade que não a agricultura (comercio, guerra e artesanato). · Localização: Atual Iraque, entre os rios tigres e Eufrates. Região do Crescente Fértil. · Geografia: Alta Mesopotâmia (montanhosa) e Média e baixa Mesopotâmia (no vale dos rios)
  2. As Invasões · Atenção: por ser uma região fértil era constantemente invadida. Essas sucessivas invasões impediram a formação de um império duradouro. · Principais Povos: 1 - Sumérios e acádios (antes de 2000 a.C.); 2 - Amoritas - Primeiro Império Babilônico (2000 a.C. - 1750 a.C.), 3 - Império Assírio (1.300 a.C. – 612 a.C.); 4 - Caldeus - Segundo Império Babilônico (612 a.C.– 539 a.C.)
  3. Sumérios e Acádios · Formado por agricultores e pastores (As terras pertenciam aos deuses) · Revolução Urbana, aperfeiçoamento do comércio, da irrigação, artes e arquitetura; escrita cuneiforme. · Cidades-Estados Independentes e rivais entre si (Ur, Uruk, Lagash, Nipur), Cada cidade era governada por um Patesi ou lugal (Os governantes eram considerados representantes dos deuses); · Construíram Zigurates (unidade econômica e religiosa, funcionava como templo, celeiro, centro administrativo, biblioteca, etc); · Desenvolveram o direito consuetudinário – Código de Dungi · Decadência dos Sumérios : invasões acádias devido as disputas entre as Cidades-Estados. · Por volta de 2.300 a.C. Sargão I rei da Acádia unificou a Mesopotâmia dominando os sumérios e incorporando sua cultura. Revoltas internas e invasões estrangeiras provocaram a decadência do império.
  4. Amoritas – 1o. Império Babilônico · 1º. Império Babilônico = fusão de Amoritas + sumérios + acádios. · Após inúmeras lutas, impuseram seu domínio sobre toda região através de Hamurábi, rei da Babilônia; · Elaborou o Código de Hamurábi baseado nas antigas leis sumerianas e fundamentado no principio de Talião;– “1º. código de leis escritas” (Atenção: NÃO É O CODIGO DE LEI MAIS ANTIGO DO MUNDO. Ex.: Código de Lipitlshtar e Código de Bilalama). · Reforma religiosa, tornando Marduk o principal deus da mesopotâmia, mas mantendo as outras divindades; · Construção do zigurate de Babel (torre de babel, segundo o gênesis) · Após a morte de Hamurábi o império entra em decadência devido às inúmeras revoltas camponesas e rivalidades entre os reinos
  5. Assírios: · Primeiro exercito organizado da história, expansão do império, cruéis conquistadores. · Principais cidades: Assur (nome de um deus) e Nínive; · Estado militarizado. Contava com armas de ferro, carros de guerra e cavalos em seu exército; · Seu principal governante foi Assurbanipal que construiu a biblioteca de Nínive; · Após a morte de Assurbanipal os povos dominados se revoltaram e destruíram Nínive e todo Império Assírio
  6. Caldeus: - Segundo Império Babilônico · Os Caldeus reconstruíram a Babilônia, tornando-a novamente capital da Mesopotâmia (Império Neobabilônico); · Construção dos “Jardins Suspensos da Babilônia” e de templos ao deus Marduk;, reconstrução da “Torre de Babel” (zigurate) · Expansão territorial com a conquista da Fenícia, Síria e Palestina. Escravização do reino de Judá (cativeiro da Babilônia); · Após a morte de Nabucodonosor a Mesopotâmia foi conquistada por Ciro I tornando-se domínio do Império Persa.
  7. Organização Econômica · Estruturava-se com base no Modo de Produção Asiático: estado despótico fundamentado na religião, ausência de propriedade privada sobre os meios de produção (terra), servidão coletiva; · As terras pertenciam aos deuses sendo administradas pelos sacerdotes e cultivadas pelos camponeses; os templos eram donos dos meios de produção e dos animais. · Construção de obras públicas (templos) e hidráulicas (canais); · A principal atividade econômica era a agricultura, mas o artesanato, principalmente o de metais, e o comércio também se desenvolveram bastante. Babilônia tornou-se importante entreposto comercial.
  8. Organização Social · A sociedade era rigidamente hierarquizada, sem mobilidade social; · Vida difícil devido as enchentes e as guerras. · Os escravos eram mais numerosos que no Egito; (prisioneiros de guerra ou homens livres endividados) · O Governante era denominado Patesi ou Lugal e considerado sumo-sacerdote e chefe militar;
  9. Cultura · Destaca-se o desenvolvimento da escrita cuneiforme · Literatura: Epopéia de Gilgamesh e o Mito da Criação · Arquitetura: construção de templos, palácios e zigurates. · Desenvolveram a matemática e a astronomia e o Direito · Dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias e o dia em 24 h.
  10. Religião · Eram politeístas e cada cidade tinha um deus protetor; · Não acreditavam na vida após a morte; · Seus deuses representavam o bem e o mal (maniqueísmo). Os principais eram Marduk e Ishtar (deusa da natureza); · Desenvolveram o horóscopo e os 12 signos do zodíaco;


Nenhum comentário:

Postar um comentário