quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

  • Introdução · Foi liderada pela elite local os Criollos insatisfeita com as impossibilidades e limites impostos pela dominação metropolitana aos seus interesses. · O objetivo principal era maior liberdade com o comercio externo e manter a ordem interna. · O suporte ideológico veio do pensamento liberal europeu (sem tocar em questões sociais) como a maçonaria e da “ajuda” inglesa. · ATENÇÃO: Com a vitória na Guerra de Sucessão Espanhola e a imposição do Tratado de Utrech (1713) os espanhóis tiveram que ceder territórios à Inglaterra e aos aliados (Holanda e Áustria) bem como o direito de asiento de negros (de fornecer 4800 escravos africanos anuais por 30 anos) e o navio de permiso (enviar um navio por ano às colônias espanholas · com manufaturas inglesas).
  • Tradição de autonomia: · Práticas de governos populares já existentes na Espanha e trazidas para a América · O habito de driblar a ordens metropolitanas (“obedeço, mas não cumpro”) · A difusão de informações graças a fundação de diversas faculdades na América (de · Lima e do México).
  • Os primeiros movimentos de rebeldia: mas que não almejavam de fato a independência.
Paraguai (1721): rompeu com o vice-rei de Lima, por conta da proteção dada aos indígenas pelos jesuítas. Chegou-se a cogitar a independência a a criar um governo republicano. Cochabamba (atual Bolívia) 1730: mestiços lutavam pelo direito a uma maior participação política, conseguindo êxito. Venezuela 1749: contra a atuação da Companhia de Caracas. Quito 1765: os criollos se revoltaram contra a Acabala (imposto sobre as vendas). Peru 1780: revolta indígena contra o domínio espanhol e os maus tratos aos indigenas. Nova Grana 1780: contra a criação de novos impostos.
  • As Rupturas com a Metrópole. · Os criollos se aproveitaram das Guerras napoleônicas e difundiram o sentimento nacionalista e separatista. E foram influenciados pelos acontecimentos do iluminismo, da Revolução Francesa e da Independência das Treze Colônias. · Lideres: Simón Bolívar, José de San Martín e Antonio José de Sucre. · Com o apoio britânico, o processo de independência da América Espanhola estava concluído. ·
  • pós-independência · Com excreção do México(que adotou o regime monárquico de 1821-23) toda a América espanhola adotou o regime republicano. · Conferência do Panamá 1826: tentativa de Bolívar de unir as ex-colônias, sem resultados. · Manutenção das divisões: disputas locais, pressão inglesa e norte americana 9com receio de ver surgir um potencia econômica) e as próprias fronteiras naturais. · Manutenção das desigualdades sócias e das elites locais os Caudilhos.





Um comentário:

  1. Isso me ajudou, mas não muito. Eu queria os objetivos dos grupos que lutavam a independencia e os que combatiam os movimentos da liberação.

    ResponderExcluir