quarta-feira, 12 de agosto de 2009

INDEPENDEÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA

  • Introdução · Diferenças entre o Norte e o Sul. · Formação de uma identidade local e nacional.
  • Fatores do aumento da exploração colonial · Fatores: Revolução Industrial (necessidade de mercado consumidor) e a Guerra dos Sete Anos (1753-63, Inglaterra X França). · Guerra dos Sete Anos: Exauriu o tesouro inglês, contou com a participação dos colonos americanos (que aprenderam a lutar e se armaram), fim das ameaças locais (o Canadá passou para a Inglaterra).
  • Opressão Inglesa. · Lei do melaço, proibição da colônia de trabalhar o ferro, Lei do Selo, Lei do Chá, etc. Tributações vindas do parlamento inglês sem este ter a representação dos cidadãos da colônia. · Restrição às manufaturas locais.
  • Início dos conflitos: · Festa do Chá de Boston (1773) à Leis Intoleráveis de 1774 (reafirmação do domínio inglês: ocupação militar de Massachusetts e fechamento do Porto de Boston) à 1º Congresso de Filadélfia – 1774 (pedia o fim Leis Intoleráveis e da opressão, o que foi negado pelos ingleses) à reação inglesa – 1775 (efetivo início da guerra, que conquistou o sul para a causa separatista) à 2º Congresso de Filadélfia – 1776 (liderado por Thomas Jefferson) e Declaração de Independência em 1776 (Unilateral)
  • Guerra de Independência (1774-83) · Líder das treze Colônias: George Washington. · Com o apoio da França, Espanha e Holanda, venceram os ingleses na Batalha de Yorktaown. · Reconhecimento da Independência em 1783: Tratado de Paris (Versalhes).
  • A I Constituição Americana (1787): República federativa, divisão de poderes, direito a liberdade, igualdade jurídica, propriedade e prosperidade, voto censitário. Índios, negros e mulheres sem direitos constitucionais.
  • Importância do movimento: · Influenciou os demais movimentos de libertação na América, ocorridos no início do século XIX. · Primeiro movimento que se inspirou no iluminismo e triunfou.

Um comentário:

  1. MUITO MASSA PROFESSOR SEU BLOG ... BOM É PRA ESTUDAR ... PEGAR ASSUNTO ATRAZADOO... OTIMO .VLW

    ASS: PAULO SÉRGIO 9ª TARDE . . .

    ResponderExcluir