terça-feira, 11 de agosto de 2009

  • ECONOMIA E SOCIEDADE AÇUCAREIRA Introdução · Nunca esquecer que o Brasil foi uma colônia de exploração: mão-de-obra escrava, latifúndio, monocultura e produção para o mercado externo. · Primeiro engenho brasileiro: Em São Vicente por Martim Afonso de Sousa. · Auge da cultura: região Nordeste na Zona da Mata. · Escolha do açúcar: adaptado ao solo, grande procura, bom preço e mercado garantido na Europa. · ATENÇÃO: Quebra do mito do monopólio português. O financiamento da produção coube aos bancos holandeses, que também passaram a distribuir a produção. · Tráfico negreiro: solução para a falta de mão-de-obra e forma de a metrópole alcançar mais lucro com a colônia.
  • Economia canavieira · Produção monocultora para o mercado externo. · Economia subsidiaria ao açúcar: aguardente ( + o tabaco era trocado por escravos) e pecuária.
  • Sociedade açucareira · Titulo de Senhor de Engenho: riquezas e privilégios sociais. · Família Patriarcal (extensão do direito de propriedade sobre familiares), aristocrática e escravista. · Casa Grande: extensão e símbolo da riqueza do Senhor de Engenho. Composta de senzalas e capela. · Pouca diversidade social: Senhor de Engenho, homens brancos (trabalhadores do engenho pequenos lavradores e sem terras) e escravos. · Invasão holandesa em busca do açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário