terça-feira, 11 de agosto de 2009

DECLÍNIO DA REPÚBLICA VELHA

  • Rodrigues Alves: foi eleito mas morreu de gripe espanhola entes de assumir.
  • Assume o vice Delfim Moreira até a posse do próximo presidente eleito.
  • Epitácio Pessoa ( 1919-22) · Nordestino, representou o Brasil durante os tratados pos-1ª Guerra. · Figura “neutra” no “café-com-leite”. Sua eleição representou um acordo entre paulistas e mineiros. Nesse momento já decidem as sucessões presidenciais seguintes: mineiros (ARTUR BERNARDES) e paulistas. · Enfrentou criticas dos militares (por nomear civis para os ministérios militares), enfrentou o movimento operário (incendiado pela revolução bolchevista), quedas da exportação do café, secas no Nordeste (que tentou combate construindo açudes e poços). · Foi construída a primeira faculdade federal (no Rio de Janeiro) e comemorado o Centenário da Independência.
  • tenentismo · Movimento de jovens oficiais do exercito que defendiam o nacionalismo, eram contra a forte presença do capital estrangeiro no país e também contra as praticas corruptas do “café-com-leite”. · ATENÇÃO: era um movimento elitista que não confiava na participação popular, portanto era apenas uma dissidência do “café-com-leite”. Nem questionavam as estruturas socioeconômicas do país. · Levante dos 18 do Forte de Copacabana (05/07/1922): a vitória fraudulenta de Artur Bernardes a presidência, a nomeação de civis para postos militares, o fechamento do Clube Militar e prisão de Hermes da Fonseca (candidato derrotado junto a Nilo Peçanha nas eleições). Foram duramente derrotados, mas as causas dos problemas continuaram.
  • Semana de Arte Moderna (11 a 18 /02/1922) · Momento de maior expressão ate então do movimento modernista no Brasil (e não o seu inicio). · Antropofagia critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário