terça-feira, 11 de agosto de 2009

DECLÍNIO DA REPÚBLICA VELHA PARTE II

  • Artur Bernardes (1922-26) · Governou sob forte oposição: tenentismo, coluna Prestes → através de estado de sítio (diminuição das liberdades e garantias individuais). · Rebelião em Amazonas (os tenentistas tomaram medidas socialistas). · Disputas no Rio Grande do Sul: “pica-paus” (grupo político de Julio Castilho e Borges de Medeiros) X os Maragatos (remanescentes da Revolução Federalista, liderados por Assis Brasil). Contra a quinta reeleição consecutiva dos “pica-paus”. Solução: Acordo de Pedras Altas (eleição de Borges de Medeiros e fim da reeleição). · Movimento tenentista: Revolução Paulista de 1924 (liderados pelo General Isidoro Alves) + Coluna Gaúcha = Coluna Prestes (1925-27). · Reforma Constitucional – objetivo: combater o tenentismo. Medidas: instituição da censura, aumento do poder Executivo (veto sobre o legislativo, direito de intervenção federal nos estados), restrição ao direito de Hábeas Corpus. Conclusão: medidas de caráter autoritário que refletem a agonia da Republica Velha.
  • Washington Luís · Metas de governos: reforma monetária (para sanear as finanças do país e valoriza o peço do café) e abrir estradas (para integrar os estados). · Crise de superprodução do café: desvalorização do café. Medidas: plano de estabilização da economia e Caixa de Estabilização (emissão de moedas cujo valor era assegurado com a contração de empréstimos), desvalorização cambial. Crise definitiva do café: crise mundial de 1929.
  • Crise sucessória: · Indicação de Julio Prestes à Presidência (outro paulista, no lugar do mineiro Antônio Carlos ) X Getulio Vargas e João Pessoa (Aliança Liberal com o apoio dos mineiros, com um programa superficial e reformista). RACHA NO CAFÉ-COM-LEITE · Vitória de Julio Prestes → aceita pela oposição → reviravolta: assassinato de João Pessoa + crise de 1929 → adesão dos militares (Oswaldo Aranha e Flores da Cunha no Sul e Juarez Távora no Nordeste = junta pacificadora) → entrega do poder a Getulio Vargas (03/11/1930). · Antônio Carlos: “Façamos a Revolução entes que o povo a faça”

Nenhum comentário:

Postar um comentário