terça-feira, 11 de agosto de 2009

CONTRA-REFORMA RELIGIOSA

  • Introdução · Outra denominação: Reforma Católica. · Significação: representou a reação papal ao êxito do protestantismo. · Conseqüência: convocação pelo papa Paulo III do Concílio de Trento, visando definir uma política de combate ao protestantismo.
  • Concilio de Trento (1545-63) · A tradição da Igreja e as Escrituras Sagradas eram os fundamentos da fé; · A Vulgata, tradução em latim feita por São Jerônimo, no século IV, era o único texto autêntico da Bíblia; · Confirmou a Transubstanciação, presença real de Cristo na Eucaristia; · A salvação eterna é conquistada pela fé e pelas boas ações; · Foram mantidos os sete sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, penitência, extrema-unção, ordem e matrimônio), como meios de reconquistar a graça divina; · Foi mantido o latim como idioma oficial nos atos litúrgicos; · Confirmou o celibato sacerdotal e os votos de castidade; · Manteve o culto aos santos e a crença na virgindade de Maria; · Tornou obrigatória a formação dos padres em seminários.
  • Reativação do Tribunal do Santo Ofício · Julgava os acusados de heresias. · ATENÇÃO: a Inquisição foi criada em 08/02/1232, pelo Papa Gregório Xi na bula IIIe Humani Generis
  • Criação do Index Librorum Prohibitoum · Lista de livros proibidos considerados heréticos.
  • Criação da Companhia de Jesus: os jesuítas · Criada em 1534 por Ignácio de Loyola na Espanha. · Objetivos catequizar e conquistar fiéis para a Igreja Católica. · Foram fundamentais na colonização da América. Conclusão: · Mecanismos de repressão: Tribunal do Santo Ofício e Index Librorum Prohibitoum. · Mecanismos de difusão do catolicismo: Companhia de Jesus e catecismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário