terça-feira, 11 de agosto de 2009

AS ORIGENS DO HOMEM AMERICANO

  • A presença do ser humano na América data aproximadamente de 33 a 58 mil anos atrás.
  • Teorias sobre a ocupação da América. · Autóctone: diz que o ser humano pode ser nativo da América. Refutável pois nunca foi encontrado um fóssil anterior ao Homo Sapiens. · Teoria Clovis: os fosseis humanos mais antigos encontrados na América ( 11500 anos) estão no México. Chegaram pelo Norte da América através do Estreito de Bering, vindos da Ásia. · Terceira hipótese: fala de migrações esporádicas vindas da Ásia, Polinésia e Austrália anteriores a “Clovis”. Ex: Monte Verde no Chile (12300 anos)
  • Os “primeiros brasileiros” · Hipótese tradicional: modelo de Clovis · Fosseis brasileiros de Lagoa santa – MG (11 mil anos); LUZIA 11500 anos e era negróide. · Outros Sítios Arqueológicos: Parque Nacional da Serra da Capivara ( são Raimundo Nonato, Piauí), Amazônia.
  • Pré-Historia Americana · Período Paleolítico. Inferior: utilização de pedras talhadas (raspadeiras) e utensílios de ossos. Superior: os grupos humanos tornaram-se caçadores; utensílios: flechas de duas pontas e facas de pedras fabricados. Vestígios do período: Pinturas rupestres. · O Período neolítico: a revolução neolítica aconteceu apenas em algumas regiões do México, América Central e Andes (Semelhante ao ocorrido no continente europeu, mas posterior).
  • Povos SambaquisOs paleoíndios, com o aumento da temperatura e do nível do mar, migraram para o litoral em busca de alimentos (moluscos e crustáceos). Onde se alimentavam acumulavam montes de conchas (Sambaquis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário