terça-feira, 11 de agosto de 2009

A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

  • Introdução · Para facilitar a compreensão as comunidades indígenas da America serão divididas em coletores (tupis-guaranis sioux) e civilizações agrárias (maias, astecas e incas) · Lembre-se na America predominava a diversidades de culturas.
  • As sociedades de coletores, caçadores e agricultores. · Características gerais: divisão das tarefas de acordo com o sexo, usavam instrumentos de madeira, pedra e osso; dominavam o fogo, a agricultura era uma atividade complementar, viviam em tribos (que podiam ter varias aldeias) · Os sioux (serpente) da America do Norte: chamavam a si próprios de Dakota, destacaram-se na resistência contra o colonizador, viviam nas pradarias entre os rios Mississipi e Missouri, o principal produto agrícola era o milho e viviam da caça de búfalos e bisão. ATENÇÃO: o uso do cavalo foi introduzido pelo colonizador. · Os tupis-guaranis: viviam principalmente no litoral da America do Sul, viviam em aldeias temporárias, principal produto agrícola era a mandioca e viviam da caça, da pesca e coleta de alimentos; algumas tribos praticavam a antropofagia (gosto pela carne, fonte de proteínas, amedrontar o inimigo e ritual mágico)
  • As grandes civilizações agrícolas. · Características gerais: sociedades altamente desenvolvidas, que conheciam a escrita (algumas), os sistemas matemáticos, o calendário; viviam em centros urbanos. Viviam em duas regiões principais: a Mesoamérica (mais e astecas) e nos Andes (incas). · Os maias: viviam em cidades -Estados independentes com governos teocráticos, conheciam astronomia.auge: entre os séculos IV e X. No momento da chegada, dos espanhóis, já estavam em decadência. · Astecas: povos conquistadores que absorviam as culturas dominadas, viviam numa espécie de monarquia teocrática, sociedade hierarquizada, desenvolveram um eficiente sistema de irrigação e grandes obras publicas, a principal cidade era Tenochtitlán. · Os incas: surgido no século XIV e fim em 1532 com a dominação espanhola, foi o maior império pré-colombiano, a sua breve duração fez com que não consolidassem sua organização política (uma monarquia teocrática e hereditária). Principais cidades: Cuzco e Mchu Picchu. Faziam suas anotações nos quipus.
  • Conclusões: · Os nativos sofreram etnocídio e genocídios. · A tudo isso não cabe a culpa apenas aos países ibéricos (diretamente ligados á conquista), mas a toda a Europa mercantilista. · Hoje os descendestes dos nativos são os grupos marginalizados em seus países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário